sábado, 28 de março de 2015

Atividades práticas de música

Encontrar o chocalho

Idade: todas.

Objetivo: treinar a percepção auditiva, noção de espaço e equilíbrio, e se divertir.

Os alunos sentam em roda, um tem os olhos vendados, ao centro. O chocalho vai de mão em mão, tocando e parando, o dos olhos vendados tem que encontrá-lo. É interessante que um aluno passe o chocalho para outro que esteja longe de si, do outro lado da roda, para dificultar o jogo. Pode-se aumentar o grau de dificuldade inserindo mais chocalhos.



Marcação de tempo

Idade: todas.

Objetivo: criar noção rítmica e se divertir.

Os alunos caminham em círculo cada um levando um chocalho. Marcam 2 tempos. O tempo 1 é contado com uma batida de pé e o 2 com um movimento de chocalho. Pode ficar um aluno no centro da roda marcando o tempo com outro instrumento.
Uma variação deste exercício é feita com latas de molho de tomate, ou de milho, ervilha, etc., vazias. Os alunos sentam em roda e contam dois tempos, no primeiro batem palmas, no segundo batem a lata no chão. E segue aumentando a dificuldade. No primeiro tempo duas palmas, no segundo dois tapas no chão, uma mão de cada vez, no terceiro uma palma e no quarto batem a lata no chão. Isso é metade da brincadeira de copos da música Fome Come, do Palavra Cantada. Ótimo exercício.  



Exercício de coordenação

Idade: todas.

Objetivos: coordenação, raciocínio, noção de tempo e diversão.

Um aluno por vez toca 3 instrumentos com sons diferentes. A mão esquerda fica apenas em um instrumento enquanto a direita alterna, uma batida em cada um dos dois instrumentos restantes. Este exercício possibilita inúmeras variações, de acordo com a criatividade do educador. Uma variação rítmica é bater uma vez com a mão esquerda e a direita juntas, em seus respectivos instrumentos, e outra batida apenas a mão esquerda. Ex: instrumento A (mão esquerda), instrumentos B e C (alternam na mão direita); uma batida A+B, outra batida A, outra batida A+C, outra batida A. 4 tempos.
Obs: Pode ser feito com qualquer objeto que produza sons diferentes, latas, caixas, etc.


Colaboração de Rafael Tellini, arte educador. 





Nenhum comentário:

Postar um comentário